Projeto Viva Leite

dtuVIVA LEITE – Mais que leite, uma lição de Cidadania. 

O Vivaleite destina-se ao atendimento de crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos e 11 meses, através da distribuição gratuita de leite fluído, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3% (três por cento), enriquecido com ferro (aminoácido quelato) e Vitaminas A e D, com prioridade para as crianças de 06 a 23 meses de idade, cujas famílias recebam até dois salários mínimos, principalmente aquelas cujo chefe encontrar-se desempregado e cuja mãe for arrimo de família.

Em junho de 2000 o Vivaleite ampliou seu atendimento às pessoas idosas de baixa renda com idade acima de 60 anos, priorizando-se a faixa etária superior a 65 anos, estabelecida a preferência no atendimento aos idosos portadores de doença crônica ou que necessitem de uso contínuo de medicamento.

De forma simultânea ao repasse do benefício, o Projeto tem por objetivo agregar recursos financeiros ao setor leiteiro por meio da criação de demanda e conseqüente incremento da produção, o que permite a criação e manutenção de empregos no campo, causando impacto no fluxo migratório bem como nos efeitos negativos dele decorrentes.

Nesse quadro insere-se o desenvolvimento da agro indústria; atualmente 44 (quarenta e quatro) Usinas fornecem o produto em todo o Estado de São Paulo, algumas delas de médio e até pequeno porte.

leite

O Leite

O LEITE é a melhor fonte de cálcio para o organismo. O cálcio é importante na formação de ossos e dentes, na coagulação sangüínea e na regulação dos batimentos cardíacos. Sua carência provoca o raquitismo (fragilidade dos ossos), ocasionando fraturas com maior facilidade.

Além disso, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, de fácil absorção pelo organismo.

Para que servem os nutrientes?

O FERRO é importante na formação do sangue. Sua carência provoca anemia ferropriva, doença muito comum em crianças. Em cada 5 crianças com menos de 4 anos, 3 apresentam carência de ferro, levando a uma menor capacidade de aprendizado.

Outros alimentos fontes de ferro são o fígado, coração, carnes em geral, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) e nas folhosas de coloração verde-escura (mostarda, almeirão, agrião, brócolos, couve). A absorção do ferro pode ser aumentada com a ingestão concomitante de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, limão, abacaxi, goiaba, caju, morango, pimentão, salsinha, acerola, etc.

A VITAMINA A influi diretamente na boa visão, sendo importante para o crescimento e desenvolvimento, melhorando também a resistência às doenças infecciosas (responsáveis por grande parte da mortalidade infantil).

As principais fontes da Vitamina A são: Fígado, peixes, manteiga, creme de leite, gema de ovo; vegetais folhosos verde-escuros (brócolis, espinafre, couve) e alguns vegetais amarelo-alaranjados (pimentão, abóbora e cenoura).

A VITAMINA D é importante para a absorção do cálcio pelo organismo, ajudando na formação e conservação de ossos e dentes. Sua carência provoca ossos fracos; raquitismo em crianças e osteomálacia em adultos.

As principais fontes da Vitamina D são: Óleo de fígado de bacalhau, atum e peixes em geral.

sdf

 

 
Fonte: Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CESANS

Anúncios
    • preciso de informaçeos
    • 31 de outubro de 2009

    estou realizando uma pesquisa para realizaçao de um trabalho para a faculdade , e preciso de informacoes mais detalhadas sobre as inscriçoes, pontos de entrega do leite, e preciso da ajuda do programa para isso.
    conto com o apoio de voces para que tambem possa ser mais divulgado o mesmo .
    desde ja agradeço
    ass: joao paulo russo afonso ( 18 ) 9618-5365

    • Adilson Carlos Barbosa
    • 10 de novembro de 2009

    Estou realizando um projeto para cadastrar instituições e ongs para receber o benefício do Programa Viva Leite , preciso de informacoes mais detalhadas sobre as inscriçoes, pontos de entrega do leite, e preciso da ajuda do programa para isso.
    conto com o apoio de voces para que tambem possa ser mais divulgado o mesmo .
    desde ja agradeço

    Adilson Carlos

    adilson.uniban@gmail.com

    • adriana
    • 12 de dezembro de 2009

    tambem fiz meu tcc dobre o programa viva leite, fou um show, excelente programa

  1. Estou realizando um projeto para cadastrar instituições e ongs para receber o benefício do Programa Viva Leite , preciso de informacoes mais detalhadas sobre as inscriçoes, pontos de entrega do leite, e preciso da ajuda do programa para isso.
    conto com o apoio de voces para que tambem possa ser mais divulgado o mesmo .
    desde ja agradeço

    Renata Rocha

    • Daniela\
    • 1 de fevereiro de 2011

    Gostaria de saber aonde é a distribuição no bairro do limão para o cadastramento do viva leite.

    • Alessandra Soares
    • 9 de abril de 2011

    Preciso saber como orientar melhor as pessoas de como podem se cadastrar e onde, para ser mais divulgado esse progrma no meu municipio.
    obrigada!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: